Programas de pontos e milhagens prometem descontos e outras vantagens em troca de sua fidelidade, seja na utilização do cartão de crédito, no pagamento em dia de serviços de telecomunicações ou na compra de passagens por determinada companhia aérea. Mesmo não apresentando um quadro de muitas reclamações junto ao Procon-SP esses programas merecem atenção. Por isso, destacamos alguns cuidados a serem levados em consideração pelo consumidor que se interessar em participar de algum destes programas.
O QUE É MILHAGEM E CONVERSÃO DE PONTOS?
O programa de milhagem é um serviço oferecido por companhias áreas para recompensar seus clientes por sua fidelidade. O participante se cadastra no programa para acumular pontos ou créditos cada vez que viaja em um voo dessas empresas ou adquire produtos e serviços de estabelecimentos parceiros. Quando a pontuação atinge uma quantidade pré-determinada, o cliente é premiado com uma passagem aérea, parcial ou totalmente, gratuita em trechos estipulados pelo programa e, em alguns casos, estes pontos podem ser trocados por outros produtos, serviços ou acesso a áreas VIP. As regras podem variar de empresa para empresa.
Atualmente, administradora de cartões de crédito e operadoras de telefonia móvel oferecem a conversão de seus planos de relacionamento por milhas em viagens aéreas ou desconto na compra de produtos e serviços. O cliente acumula pontos/créditos ao fazer compras e/ ou pagar a fatura.
DICAS
– entenda antes como funciona o programa oferecido pela empresa e se ele se enquadra as suas necessidades;
– levante o maior número de informações sobre o funcionamento do programa especialmente como funciona a troca dos pontos, pois existe uma série de detalhes que podem complicar sua fruição, principalmente nos casos de passagem aérea e hospedagem (ex: trechos que não são permitidos, horários, limitação de dias, preços promocionais, etc.);
– registre todos os contatos com a operadora ou fornecedor (dificuldades, pedidos de informação, entre outros);
– guarde todos os documentos (pode ser de forma digital) – último extrato, regulamento, publicidade, ofertas, extrato do cartão de crédito ou da conta de telefone ( se for vinculado);
– procure acompanhar sua pontuação periodicamente, ficando atento aos prazos de validade dos créditos;
PROBLEMAS
Os principais problemas registrados no Procon-SP são:
– demora no processamento dos pontos (por ex: consumidor cancela o bilhete e não há o retorno dos pontos em seu extrato);
– mudança de regras – alteração unilateral das condições de utilização (os contratos podem apresentam clausulas “abusivas” que permitam a alteração das regras no meio do caminho);
– ausência de informações claras sobre as empresas parceiras e dúvidas sobre a forma de pontuação (para a mesma empresa aéreas, por exemplo, algumas passagens geram pontos – milhas, mas outras não);
– dificuldades de contato com o serviço de atendimento para obter informações e esclarecimento acerca dos procedimentos de utilização e formas de troca dos pontos e divergência de valores.
O consumidor que tiver problemas com o programa de milhagem ou de pontos pode procurar os canais de atendimento do Procon-SP ou do órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Além de ingressar com ação no Poder Judiciário para reguardar os seus direitos.
FONTE: Procon