Para o pequeno empresário erros simples podem resultar em grandes dores de cabeça. A revista Gestão&Negócios selecionou os oito erros mais comum do pequeno empresário:
1. Não fazer um plano de negócio.
2. Não dimensionar o capital de giro do negócio. Algumas empresas acreditam que o investimento inicial é o capital de giro, quando ele na verdade é o montante necessário para fazer a empresa girar, pagando suas despesas do dia a dia.
3. Não relacionar os indicadores (métricas) de desempenho, fundamentais ao negócio.
4. Quando constrói os indicadores (métricas), não os monitora, levando ao desconhecimento do que acontece no negócio.
5. Não definir e descrever os cargos de cada integrante da equipe. O que leva ao desalinhamento das expectativas dos funcionários e da própria empresa.
6. Não monitorar e nem acompanhar o desempenho dos funcionários.
7. Não escrever nem formalizar a cultura da empresa dificulta o desenvolvimento e a integração dos novos e atuais colaboradores.
8. Não elaborar um planejamento estratégico de marketing que permita o empreendedor implementar ações futuras,considerando o passado, a situação atual do mercado, seus clientes e a concorrência, elencando os riscos e propondo os caminhos para enfrentá-los.
Fonte: Gestão&Negócios