Dúvida do internauta: Tenho 30 anos e gostaria começar a investir para garantir renda durante a aposentadoria. Tenho uma reserva de 50 mil reais e posso realizar aportes mensais no valor de três mil reais. Onde é mais indicado aplicar essas quantias agora?
Resposta de Fernando Meibak*
O Brasil tem uma das mais altas taxas de juros do mundo. Atualmente, a taxa básica de juros, a Selic, é de 12.75% ao ano. Além disso, o nível de inflação está alto e houve uma piora na atividade econômica do país nos últimos meses.
Nesse cenário, recomendo que você concentre seus investimentos em aplicações de renda fixa, que são mais conservadoras. Títulos do Tesouro Nacional, que captam recursos para financiar a dívida do governo, são uma das aplicações de menor risco do país.
O melhor mecanismo de investimento para adquirir títulos públicos é pelo programa Tesouro Direto. O destaque do sistema é seu baixo custo.
No Tesouro Direto, é cobrada uma taxa de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos pela custódia dos valores. Além disso, cada instituição financeira pode cobrar uma taxa pelas negociações realizadas no programa.
Recomendo que escolha o Tesouro Direto IPCA+ (NTNB Principal), título que paga uma taxa de juro prefixada mais a variação da inflação. Os títulos à venda agora estão pagando taxas próximas de 6,4% ao ano, mais a inflação. É um excelente rendimento.
Esse título acumula os juros para o vencimento – diferentemente do Tesouro IPCA + Juros Semestrais, que paga juros a cada seis meses -, por isso é o mais indicado quando o objetivo é investir para a aposentadoria.
Prefira adquirir, a cada mês, títulos com vencimentos em 2035 e 2050. Se um dia precisar do dinheiro, você poderá vendê-los pelo preço que estiver em vigor.
Selecione uma instituição financeira que ofereça o sistema home broker, que permite a você monitorar e realizar os investimentos pelo seu computador, laptop ou tablet.
Fonte: Exame