Dúvida do internauta: Tenho uma dívida de 7,2 mil reais referente a um empréstimo consignado. As parcelas estão em dia, mas estou com o orçamento apertado. Fui ao banco para tentar negociar e diminuir o valor das parcelas, mas como já havia negociado uma dívida do cartão de crédito, que paguei com 50% de desconto, o banco diz que só posso negociar o consignado se eu pagar os 50% do valor da dívida do cartão de crédito. O banco pode fazer isso?
Resposta
Toda dívida é objeto de um contrato, que é válido e representa a lei entre as partes desde que não infrinja qualquer norma legal. Este tipo de pacto somente pode ser alterado em duas hipóteses: por consenso entre as partes ou mediante decisão judicial.
O banco tem o direito de não querer modificar o que foi acordado sem que haja qualquer desrespeito à lei. O banco não precisa sequer justificar a você o motivo pelo qual acatou negociar uma dívida e não manteve a mesma conduta na segunda.
Uma saída para o seu caso pode ser fazer a portabilidade da dívida para um banco que cobre uma taxa de juros menor ou permita alongar o prazo para pagamento da dívida.
Fonte: Exame