Mudanças simples de hábitos podem ajudar em grandes economias no dia-a-dia. Na hora de cozinhar, por exemplo, é possível economizar o gás, e assim evitar desperdícios de recursos naturais, e ainda poupar dinheiro. Conheça algumas dicas que podem te ajudar, listadas pelo site Eco Consciente.
Escolha a boca certa
Não use uma panela pequena na maior boca do fogão, tentando ganhar tempo. Boa parte do calor nem chega a alcançar o fundo da panela, pois é perdido para as laterais.
Tampe bem as panelas
Durante o cozimento, mantenha as panelas sempre bem tampadas para aproveitar melhor o calor.
Prefira panelas de pressão
Sempre que possível, use panelas de pressão, que cozinham os alimentos em temperatura mais alta e, portanto, consomem menos gás. Use panelas de pressão com a certificação do Inmetro. A válvula de alívio deve estar desobstruída e a borracha de vedação em bom estado. Faça manutenção periódica da sua panela no serviço autorizado do fabricante.
Atenção para as chamas
As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás. Mantenha os queimadores sempre limpos, lavando-os com água e detergente. Coloque-os no lugar somente quando estiverem completamente secos e verifique se estão corretamente acoplados.
Coma na mesma hora
Procure programar o horário das refeições da sua família para reduzir a necessidade de reaquecer os alimentos.
Evite abrir o forno
Evite abrir com frequência a porta do forno quando ele estiver funcionando e diminua a chama quando o forno chegar à temperatura desejada. O forno gasta o equivalente a dois ou três queimadores comuns.
Fonte: Portal do Consumidor