Como planejar uma festa de formatura que caiba no seu bolso?

como-planejar-uma-festa-de-formatura-que-caiba-no-seu-bolso

Paciência para ler contratos e pesquisar, além de muita disposição para negociar, são ações indispensáveis para garantir que sua festa de formatura (ou a do seu filho) não passe de sonho a pesadelo.

Muitos pais ficam preocupados e ainda mais ansiosos que os próprios filhos quando vai chegando a tão esperada hora da formatura. Todos sonham em ter uma festa linda, impecável e que seja inesquecível. Mas junto desse desejo também fica a preocupação com o impacto dos gastos no seu orçamento ao longo do ano. Por isso, listamos os erros mais comuns que podem prejudicar a qualidade ou tornar a festa mais cara:

– Não pesquisar a idoneidade da empresa a ser contratada. Veja se não há queixas contra ela no Procon e no Reclame Aqui, por exemplo. Há um “boom” de empresas golpistas neste mercado;

– Não comparecer a uma festa organizada pela empresa para conhecer a qualidade dos produtos e serviços antes;

– Não ler o contrato firmado com a empresa organizadora. O contrato deve conter de forma detalhada todos os serviços que serão prestados, o horário e o local;

– Não se planejar e começar a pagar o evento com meses de antecedência;

– Deixar de comparar os preços de pelo menos três fornecedores diferentes;

– Não se preocupar em juntar turmas diferentes para tornar a festa mais barata;

– Deixar de organizar rifas e eventos para arrecadar dinheiro para a formatura.

MENOS É MAIS

Recentemente, uma pesquisa do SPC Brasil mostrou que 37% das pessoas entrevistadas não se consideravam organizadas financeiramente e 69% admitiram sentir alguma dificuldade para controlar suas receitas, despesas e investimentos. Com base nesses números alarmantes, pensamos em algumas dicas para ajudar você a reduzir gastos e facilitar sua vida para por em prática o projeto da festa de formatura. A ideia central é substituir para economizar.

Se possível, substitua:

– Convites de luxo por convites online;

– Baile no sábado por baile na sexta ou até mesmo no domingo. O sábado é muito disputado e extremamente caro;

– Banda por DJ. É mais barato e a festa ficará animada a noite toda! Jantar por “buffet finger”. Esse tipo de buffet serve um jantar mais informal e de boa qualidade.

Com o auxílio de uma empresa confiável ou sozinho, optando por baile ou viagem, o grande segredo é planejar tudo com antecedência. Só assim você poderá maximizar as chances de tudo correr bem neste grande dia, com um orçamento mais inteligente.

Post em parceria com Adriano Reis

Fonte: Folha Online