Os bancários entram em greve nesta terça-feira (6) em São Paulo e diversas outras cidades, como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
Para que você possa se preparar, a Folha elaborou algumas dicas para driblar a paralisação. Confira abaixo:
1 – Pagar conta
O consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e demais contas, mas as empresas devem oferecer uma alternativa de pagamento, afirma Dori Boucault, advogado especialista em direitos do consumidor.
Para evitar a cobrança e o envio do nome a serviços de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa e casas lotéricas.
O consumidor deve documentar o pedido para que, posteriormente, possa reclamar ao Procon-SP se o fornecedor não o atender. É preciso guardar os comprovantes de pagamento, para o caso de a empresa não acusar o recebimento do valor.
2 – Sacar dinheiro
Caixa eletrônico e terminais de autoatendimento 24 horas são alternativas para quem precisa sacar dinheiro. No entanto, os bancos estabelecem limites máximos de retirada por dia. No Bradesco, o valor varia de acordo com o dispositivo de segurança e vai de R$ 800 a R$ 2.000.
Caixa e Banco do Brasil têm limite máximo de R$ 1.000.
Correntistas da Caixa Econômica Federal também podem retirar dinheiro em casas lotéricas.
3 – Desbloquear cartão
O cliente pode fazer o desbloqueio do cartão nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias. Alguns bancos também permitem desbloquear pelo telefone e pela internet.
4 – Cadastrar senhas
Para utilizar os canais de atendimento na internet, é preciso cadastrar senha de acesso. Esse passo pode exigir uma etapa na internet e outra no terminal de autoatendimento.
O cliente também terá que instalar dispositivos de segurança em seu computador.
5 – Investir ou resgatar aplicações
O investidor não deve ser muito afetado. O home broker (plataforma de negociações on-line) permite fazer investimentos ou resgates de aplicações. Além disso, há a opção de enviar pelo telefone ordens de compra e venda para a corretora.
6 – Transferências
Podem ser feitas pelo internet banking ou nos terminais de autoatendimento. Para valores elevados, é preciso cadastrar o destinatário do dinheiro. Alguns bancos exigem que isso seja feito na agência, mas outros permitem o uso do internet banking e do telefone.
O valor mínimo para realizar uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) é de R$ 250. Para DOC não há mínimo.
7 – Depósitos
O cliente pode efetuar depósitos nos terminais de autoatendimento localizados nas agências bancárias
Fonte: Folha Online