A aposentadoria costumava ser para aqueles que estavam velhos demais para trabalhar. Atualmente, as pessoas estão vivendo cada vez mais e com mais saúde e a aposentadoria é apenas outra fase da vida. O planejamento dessa etapa é essencial para fazer o seu padrão de vida durar pelo resto dela.
Quantas vezes você já olhou para uma pessoa de idade madura com admiração, por ela ter uma vida confortável? Alguém que vive bem, viaja e não precisa trabalhar para sustentar sua família? Você deseja viver como ela? É possível.
A previdência privada no Brasil surgiu na época do Império, quando foi criado um fundo que tinha como objetivo proporcionar benefícios aos dependentes dos servidores públicos quando estes viessem a falecer. Hoje, o objetivo da previdência privada é complementar os rendimentos da previdência social para que o beneficiário consiga manter o seu padrão de vida na aposentadoria.
Existem dois tipos de plano de previdência: a aberta e a fechada. A aberta, individual, é oferecida por bancos e seguradoras e pode ser contratada por qualquer pessoa. A fechada é exclusiva para grupos, como funcionários de uma empresa ou membros de uma associação, por exemplo. Procure se informar sobre comissões, honorários e taxas de juros, antes de escolher uma.
Você ficará surpreso em ver como economizar um pouquinho todo mês pode realmente somar uma boa quantia quando você atingir a idade de se aposentar. Tomando conta de seu futuro agora, você está garantindo uma vida de alta qualidade quando você se aposentar, sem ter que depender do governo ou de outra entidade qualquer. Você pode fazer isso sozinho e olhando para a tabela abaixo, poderá ver como o dinheiro realmente aumentará.
Fonte: Finanças Práticas